segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Reflexões no Dia Nacional dos Aposentados

Texto Magda Kaufmann
magdakaufmann@hotmail.com

Todos os jovens de hoje esquecem que algum dia, se sobreviverem, serão velhinhos e aposentados. Sempre quando penso nisso, recordo também da minha juventude. Achava tudo tão distante, irreal, como se fosse alguma ameaça que talvez nunca se concretizasse.

Mas, é incrível como o tempo passa rápido. A velocidade aumenta a cada dia vivido. Um psicólogo explicou esse fato e até hoje, acredito ser a mais próxima da realidade – quando se é jovem, tudo é novo, muita coisa a aprender, a vivenciar, lembrou o medico. Isso faz com que o dia pareça uma eternidade. Com o tempo resta pouco a aprender no cotidiano. As novidades são raras. É sempre um “déjà vu”. Então o dia passa em uma velocidade estonteante e, com ele, os meses, os anos.

Os cabelos ficam brancos e as rugas aparecem. O corpo toma forma diferente, puxada pela força de atração do solo – tudo caí. A saúde também dá seus sinais de que o organismo já trabalhou muito. Carburador entupido. Pneus gastos. Amortecedores em frangalhos. Fazer o quê? Na realidade, quando chegamos a certa idade e olhamos para trás, vemos quantos amigos e amigas não nos acompanharam nessa jornada. Cada dia que vivemos é um presente. Um bilhete premiado.

É nesse sentido que penso em como é injusto o sistema previdenciário. O aposentado contribui toda a vida, chega nessa fase e não consegue receber o suficiente para sua manutenção. Logo nessa fase em que o organismo mais necessita de cuidados, o governo procura com artimanhas do tipo fator previdenciário, tirar o que pode do aposentado. Não é justo e chega até a imoralidade. Os políticos, responsáveis pela aprovação das leis, vão receber aposentadorias diferenciadas e polpudas, e esquecem-se da realidade da maioria da população brasileira.

Hoje os jovens têm mais informação do que as que eu recebia em minha juventude. Com elas vem também a consciência da realidade de como é rápida a passagem da juventude para a velhice. Por esse motivo acredito que todos os jovens deveriam se unir aos aposentados, hoje, e exigir do governo tratamento digno e justo aos integrantes da 3ª idade. Os jovens não devem esquecer que têm chances de se tornar os velhos de amanhã - pensem nisso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário