sábado, 15 de outubro de 2011

Faxina neles

Texto Magda Kaufmann
magdakaufmann@hotmail.com

Salvador aderiu às demonstrações realizadas em 18 estados do Brasil e, com apoio da OAB-BA, marchou contra a corrupção no dia 12 de outubro. Aproximadamente 600 pessoas se reuniram em caminhada do Cristo até Ondina. Os sinais de descontentamento dos brasileiros com a corrupção são cada dia mais evidentes.

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados resolveu, no dia 28 de setembro, arquivar o pedido de abertura do processo de investigação ao deputado Valdemar da Costa Neto do PR. O resultado da votação aberta foi de 16 votos contra e apenas 2 a favor do dossiê. O relator Fernando Francischini - PSDB-PR desabafou ao terminar a sessão dizendo – “acabamos de fazer uma pizza”.

No mesmo dia, também em Brasília, uma ONG fixou 594 vassouras verdes e amarelas em frente ao Congresso Nacional, em mais um dos inúmeros protestos contra a corrupção, protagonizados por diversos setores da sociedade organizada. O número de vassouras era representativo – 513 deputados e 81 senadores. Infelizmente as vassouras foram roubadas por ambulantes, servidores e seguranças dos prédios da Esplanada dos Ministérios.

Até em grandes eventos, como Rock in Rio, alguns artistas chegaram a discursar e pedir, sob aplausos efusivos do público, um basta à corrupção. Além disso, alguns veículos particulares foram vistos circulando pelas ruas de diversas cidades brasileiras com adesivos protestando contra essa prática abusiva.

Esses são apenas alguns dos poucos casos que chamaram a atenção e ocupam a mídia nos últimos dias. Mas, são suficientes para reforçar a indignação e explicar a demonstração de apoio popular à “faxina” da Presidente Dilma Rousseff como foi comprovado, em 30 de setembro, através dos números divulgados pela pesquisa CNI/Ibope.

O Ibope entrevistou 2.002 pessoas e, entre outros, constatou a avaliação positiva do governo de 48% para 51%. Além disso, a avaliação pessoal da presidente subiu 4 pontos, indo de 67% para 71%.

A população brasileira vem, por conseguinte, demonstrando através de diversos meios que não aguenta mais a falta de ética e o desrespeito daqueles que foram instituídos no poder, através do voto democrático, para representar e defender a essa mesma população. O povo está se sentindo traído e revoltado a cada nova notícia de desvio do dinheiro público, falcatruas, caixas dois entre tantos outros crimes e exige - basta de corrupção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário