quarta-feira, 11 de abril de 2012

sexta-feira, 6 de abril de 2012

PIB baiano cresceu abaixo da média nacional

A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) divulgou os dados relativos ao Produto Interno Bruto (PIB) da Bahia em 2011. Conforme o informativo, a taxa de crescimento do PIB baiano durante o ano de 2011 foi de 2%, ficando assim, 0,7% abaixo da média nacional, que foi de 2,7% no mesmo período, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A mesma nota da SEI informa, também, que a indústria baiana teve um crescimento negativo de 2,9%. Mas, esse número negativo foi positivado, principalmente, graças às médias dos setores de agropecuária que cresceu 9,8% e o setor de serviços com 3,6%.

A estimativa do PIB da Bahia para 2012 é de alcançar uma média 3,7%.

Por Magda Kaufmann

Leão de olho nos cartões de crédito



A Receita Federal controla os valores gastos nos cartões de crédito e, todas as faturas acima de R$ 5 mil no caso de pessoas físicas e R$ 10 mil para pessoas jurídicas, têm as informações repassadas automaticamente pelas operadoras dos cartões para o Fisco que controla se as despesas estão compatíveis com as declarações feitas pelo contribuinte.

Isso gera problemas, principalmente às pessoas que costumam emprestar seus cartões de crédito para terceiros e, por apresentarem valores altos nas faturas, acabam caindo na malha fina, precisando dar explicações posteriores ao Fisco ou, na pior das hipóteses, até mesmo pagar multas.

Por Magda Kaufmann