Magda Kaufmann
magdakaufmann@hotmail.com
Alumínio, plástico, papel, papelão, isopor, são entre outros, materiais utilizados nas embalagens de diversos produtos para uso doméstico. A quantidade de lixo produzida pelas grandes cidades no mundo é proporcional ao seu poder aquisitivo.
O Brasil a partir da última década caminha a passos largos para o consumo do luxo e do supérfluo aumentando consideravelmente seu resíduo com condições recicláveis. Falta-nos no entanto, a cultura e a legislação que forcem o cidadão a reciclar seus lixos sólidos, no mínimo. Tudo é jogado em um único espaço e levado por vezes, percorrendo muitos quilômetros, a depósitos, onde, pessoas em condições subumanas remexem todo aquele volume mal-cheiroso a cata de materiais que possam vender e assim garantir a sua subsistência.
Algumas cooperativas se formaram e estão a pleno vapor reciclando de forma organizada. Infelizmente, sabemos que existe também pouca conscientização, mas, além dela, urge uma legislação forte que obrigue a todos os habitantes a reciclar.
Em sua cozinha ponha uma caixa de papelão e vá colocando todas as embalagens que vem em suas compras. Lave os objetos livrando-os do mau cheiro. Quando estiver completa, se possível, passe em um dos vários pontos de coleta perto de você e entregue o material. Outra forma seria conseguir que todos os seus vizinhos de casa ou de apartamento comunguem e se conscientizem de que não podemos continuar destruindo nosso bem maior – a natureza. Tudo vai ser cada dia mais caro e mais difícil. Não existe fonte inesgotável de matéria prima. Faça sua parte e conserve a natureza para melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas, hoje e amanhã.
Pesquise aqui o endereço da cooperativa de reciclagem que fica mais perto de sua casa.
quarta-feira, 6 de abril de 2011
Assinar:
Postagens (Atom)